Thursday, February 17, 2011

Depois daquele beijo

Então, o que há de errado comigo?Parece que cada dia eu me convenço que eu não entendo absolutamente nada de arte. Ainda que desejasse.
E  me explico. Não gosto de ler nem as sinopses de filmes tampouco críticas, resenhas e bla bla ba. Prefiro deixar-me surpreender.
Ontem coloquei na minha tv o seguinte DVD - Depois daquele beijo - "Blow Up", de Michelangelo Antonioni.  Para mim normal, eu diria apenas muitíssimo inglês, lento, fiquei esperando... esperando acontecer. Todos os atores e atrizes magérrimos. Credo. Gostei das cores e também gostei do tema relacionado a fotografia. That´s all.
Hoje fui buscar conhecer um pouco mais e li o seguinte: 
Bosley Crowther, do  New York Times , fez uma resenha chamando-o de "fascinante, um filme que tem algo real para dizer sobre a questão de envolvimento pessoal e do compromisso emocional, meio-viciado num mundo tão cheio de estímulos sintéticos que os sentimentos naturais são esmagados".
Enfim, não fui capaz de captar tudo isso.
Preciso desenvolver minha sensibilidade, não?


SINOPSE
"O filme gira em torno de um fotógrafo de moda londrino chamado Thomas (Hemmings), que numa manhã, após passar a noite fazendo fotografias para um livro de arte , volta para o estúdio atrasado para uma sessão de fotos com a spermodelo Veruschka (em seu próprio papel), passa por um parque da cidade e fotografa um casal brigando. A mulher das fotos, Jane (Redgrave), furiosa de ser fotografada, o segue até seu estúdio e exige os negativos de Thomas, que lhe devolve um filme virgem. Curioso com a atitude, ao fazer seguidas ampliações (blowups) de suas fotos no local, apesar da grande granulação provocada nas imagens em preto e branco, descobre o que acredita ser um corpo e uma mão apontando uma arma entre os arbustos do parque.
Ao cair da noite, ele volta ao parque e descobre um corpo no meio da mata, mas sem a câmara, não pode fotografá-lo e assustado com o barulho de um galho sendo pisado, deixa o local e encontra seu estúdio revirado e suas fotos roubadas, à exceção de uma grande ampliação na câmara de revelação que mostra o corpo tombado nos arbustos. Ao retornar no dia seguinte ao parque, depois de frequentar a noite londrina, ele vê que o corpo desapareceu e acaba por não ter certeza do que realmente viu.
De volta ao estúdio, caminhando pelo parque, assiste numa quadra duas pessoas jogando tênis por mímica , sem bolas nem raquetes. Participando da cena, quando devolve a bola imaginária que lhe é lançada por um dos jogadores, ouve o som da bola tocando o chão."